Cursistas: Beatriz Aparecida B.
Gomes
Josiane Freitas Silva
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias
O currículo é um guia para os
encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento
útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Portanto
não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios e
orientações gerais. O currículo deve levar
em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado,
situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a
prática pedagógica.
É nele
que consta tudo de importante que será colocado em prática na educação, sendo
assim as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas
dinâmicas,lúdicas, com o uso das tecnologias para desenvolver no aluno o gosto
pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no
mundo digital. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através
de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que assim desenvolva
um espaço de experiência, ensino.
Hoje
em dia os recursos tecnológicos já fazem parte dos currículos escolares melhorando o
desenvolvimento das atividades pedagógicas, buscando inovações e sempre um
ensino atualizado, já que o aluno tem contato com essas tecnologias fora do
ambiente escolar.
O desafio nesse processo está na criação de um
parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas
relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos
educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a
realização de um trabalho.
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